sexta-feira, 31 de julho de 2009

Taxa de Desemprego: É sempre a subir...

-
Num ano, há mais cinco milhões de desempregados
Eurostat estima taxa de desemprego em Portugal em 9,3 por cento

-
A taxa de desemprego na zona euro em Junho passado foi de 9,4 por cento, ou seja, o nível mais alto da última década, refere uma nota do Eurostat hoje distribuída.
-
A taxa de desemprego verificada em Junho corresponde a uma subida de 0,1 ponto percentual tanto para Portugal como para a zona euro. Mas são valores acima dos estimados pelo organismo estatístico nacional, o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em Março deste ano, o INE estimou a taxa de desemprego em 8,9 por cento, quando para o mesmo mês, o Eurostat calculou como sendo de 9,1 por cento.
-
A nota do Eurostat refere que, no final do primeiro semestre deste ano, havia 21,5 milhões de homens e mulheres da União Europeia que, em Junho passado, estavam no desemprego, dos quais 14,9 milhões nos desasseis países da zona euro.
-
Entre os Estados membros, as menores taxas de desemprego registaram-se na Holanda (3,3 por cento) e na Áustria (4,4 por cento), enquanto as taxas mais elevadas se verificaram na Espanha (18,1 por cento), Letónia (17,2 por cento) e Estónia (17 por cento).
-
Notas do Papa Açordas: Alguns economistas independentes dizem que a taxa de desemprego, em Portugal, já atingiu os 12 %, pois existem cerca de 120.000 desempregados que não fazem parte das estatísticas...
-

Novos Estatutos da Carreira Docente Universitário e Politécnico: "INCONSTITUCIONAL"...

-
Educação
Jurista defende que novo estatuto da carreira docente é inconstitucional

-
Um estudo elaborado pelo professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) Pedro Barbas Homem conclui que os novos estatutos da carreira docente do Ensino Universitário e Politécnico, já enviados para a Presidência da República para promulgação, contêm artigos "inconstitucionais".
-
Este trabalho jurídico, que defende que o Governo legislou sobre matérias que são da "competência da Assembleia da República" (PR), faz parte de uma exposição enviada esta semana pelo Sindicato Nacional do Ensino Superior (Snesup) a Cavaco Silva, na qual a estrutura sindical alerta para as "ilegalidades" dos diplomas.
-
O sindicato já solicitou também uma audiência ao PR, para que Cavaco Silva tome conhecimento de "vários aspectos problemáticos dos novos estatutos" antes de decidir promulgar ou não os decretos-lei. "Queremos que verifique a situação constitucional dos diplomas para que, se se confirmarem as ilegalidades, possam ser rejeitados", afirma Gonçalo Xufre, dirigente do Snesup, estrutura que tem promovido a greve dos docentes do ensino politécnico.
-
Notas do Papa Açordas: Só os socretistas não entendem assim. Como querem ficar bem na fotografia perante o CHEFE, toca a fechar os olhos e a meter a cabeça na areia, como a avestruz...Esperamos que gente desta, jamais voltem ao governo...
-

No PS os panascas mandam...

-
Reacção
PS mantém casamento gay e sublinha divisão no Tribunal Constitucional

-
O Partido Socialista mantém a intenção de reconhecer os casamentos homossexuais na próxima legislatura, como consta do programa eleitoral, sublinhando a divisão no seio do Tribunal Constitucional, que deverá rejeitar a oficialização civil de uma relação lésbica.
-
"Não conhecemos ainda o acórdão em concreto, mas iremos respeitar as decisões do Tribunal Constitucional (TC). Contudo, a questão faz parte do programa do PS e, como tal, teremos oportunidade de tratá-la na legislatura seguinte", afirmou hoje o vice-presidente da bancada parlamentar socialista, Ricardo Rodrigues.
-
Segundo o “Diário Económico”, o TC vai manter a decisão de Fevereiro de 2007 do Tribunal da Relação de Lisboa, negando a união civil entre Teresa Pires e Helena Paixão, justificada pelo facto de a Constituição Portuguesa não prever o casamento entre homossexuais e de não ter encontrado qualquer violação do princípio da igualdade no Código Civil.
-
"Registamos que houve um equilíbrio de forças e que o acórdão venceu por um só voto (três contra dois), portanto não é algo totalmente pacífico, nem mesmo para o nível mais elevado da magistratura", continuou um dos socialistas da 1ª Comissão Parlamentar, de Assuntos Constitucionais, Liberdades, Direitos e Garantias. Ricardo Rodrigues rejeitou para já a necessidade de uma revisão constitucional para viabilizar a iniciativa até porque "será uma questão de ilegalidade e não de inconstitucionalidade", reiterando a vontade política socialista de "promover a igualdade de direitos entre todos os cidadãos".
-
Notas do Papa Açordas: Não compreendemos que o PS faça "um cavalo de batalha" com o casamento entre os homosexuais, quando, no país, há problemas mais importantes para resolver. Por outro lado, desconhecíamos que no Partido Socialista houvesse tantos panascas...
-

Atentado ETA en la isla de Palma de Mallorca

Dani Cardona/REUTERS
-
Un miembro de las Fuerzas y Cuerpos de Seguridad del Estado observa el coche en el que han muerto dos guardias civiles debido a una bomba lapa colocada en un todoterreno de la Benemérita en la isla de Palma de Mallorca. (20minutos.es)
-

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Estatuto dos Açores: A prova da arrogância de Sócrates e Carlos César...

-
Fiscalização da constitucionalidade requerida pelo PSD e provedor de Justiça
Estatuto dos Açores: Tribunal Constitucional dá razão a Cavaco Silva

-
O Tribunal Constitucional deu hoje razão ao Presidente da República, ao considerar inconstitucionais algumas normas do polémico documento que chegou a ser vetado por Cavaco Silva mas que foi novamente aprovado no Parlamento. Os pedidos de fiscalização sucessiva foram feitos pelo PSD e pelo provedor de Justiça.
-
No acórdão os juízes deram razão a Cavaco Silva nas objecções quanto à audição dos órgãos de governo regional em caso de dissolução da Assembleia Legislativa Regional e marcação de datas de eleições e referendo regionais.
-
Outra das dúvidas do Presidente era quanto à impossibilidade de a revisão do estatuto ser feita pela Assembleia da República e apenas por proposta do Parlamento Regional.
-
Recorde-se que o PSD entregou em Fevereiro ao Tribunal Constitucional o pedido de fiscalização sucessiva do Estatuto dos Açores, acompanhado de um pedido de aceleração do julgamento que permitiu reduzir o prazo para menos de seis meses, quando em situações normais podia demorar mais de ano e meio. O pedido foi feito depois da polémica que envolveu a aprovação do Estatuto dos Açores, com um braço-de-ferro entre o Parlamento e o Presidente da República que se arrastou por mais de seis meses.
-
Notas do Papa Açordas: Isto é a prova da arrogância e mal formação, cultural e académica,
de Sócrates. O Presidente da República alertou para o facto da inconstituicionalidade do diploma, mas Sócrates e Carlos César fizeram ouvidos de mercador, foram arrogantes, e agora têm o problema às costas. Oxalá os eleitores saibam aplicar o correctivo...
-

PS - programa para esquecer...

-
Programa eleitoral socialista apresentado no CCB
PS orgulha-se de mostrar ideias e critica quem esconde as suas

-
As ideias já eram conhecidas e José Sócrates não se demorou nelas. Na sessão de apresentação do programa eleitoral do PS, não houve novas bandeiras nem grandes surpresas. Apenas alguns sublinhados naquilo que já se sabia das propostas socialistas e muita política comparativa. "Temos ideias", sublinhou o secretário-geral. " Não precisamos de esconder nem as nossas ideias nem os nossos valores.
-
"Era este o mote da intervenção de José Sócrates, cuidadosamente guardada para começar logo a seguir às 20h, mesmo a tempo do directo do CCB para os telejornais. Ser o primeiro partido a apresentar o programa eleitoral era uma ideia forte o suficiente para ser explorada. Sobretudo depois de o PSD ter feito saber que só apresentará o seu programa no final de Agosto e que será um documento minimalista, apenas com a definição de prioridades e algumas medidas concretas.
-
"O mínimo que se exige a quem se candidata à governação do país é que apresente, antes, as suas ideias e propostas", frisou Sócrates logo no início da intervenção. Porque "em democracia os cidadãos têm o direito de saber, de conhecer e de avaliar as propostas dos partidos políticos". Divulgar o programa tornou-se, assim, no cumprimento de "um dever".
-
Notas do Papa Açordas: Não passa de mais um momento para mais tarde esquecer, pois são apenas promessas, promessas e mais promessas. E, como já nos habituaram, são para cumprir ao contrário...
-

Mauerspringer

Fabrizio Bensch/REUTERS
-
Vista de la escultura Mauerspringer (saltador de muros), elaborada por Florian y Michael Brauer y Edward Anders que se puede ver cerca del Muro de Berlín, en Alemania. (20minutos.es)
-

Bagdad

Saad Shalash/REUTERS
-
Un cocinero pasa a fuego lento unos cuantos pollos durante una tormenta de arena en Bagdad (Iraq). (20minutos.es)
-

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Para as PME um fundo de 250 milhões; para os bancos, um fundo de 20 mil milhões de euros...

-
Redução dos pagamentos das empresas públicas para 30 dias
PS quer criar novo fundo de 250 milhões para apoiar Pequenas e Médias Empresas no exterior

-
O Partido Socialista quer criar um novo fundo, no montante de 250 milhões de euros, para apoiar as Pequenas e Médias Empresas (PME) nos mercados internacionais, de acordo com o programa eleitoral hoje apresentado em Lisboa.
-
A redução dos prazos de pagamento das empresas públicas para 30 dias foi outra das medidas apresentadas pelo partido no final da legislatura, com vista a serem postas em prática se vencer as eleições em Setembro.
-
No âmbito daquilo a que o PS chama o pacto para a internacionalização, que tem em vista o aumento rápido das exportações e o alargamento da base exportadora, o Governo quer criar 14 lojas de exportação no país, enquadradas na rede de agências do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, IAPMEI, e em articulação com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, AICEP, nas quais cada exportador terá um gestor de cliente.
-
Notas do Papa Açordas: ...e cria uma reserva de 20 mil milhões para as falcatruas dos bancos!... Em que ficamos? Sócrates não está disposto a ajudar as PME!... O melhor, é ir dar banho ao cão...
-

Campos com pézinhos de lã...

-
Confirma que manteve contactos
Paulo Campos desmente convite a Joana Amaral Dias para listas do PS

-
O secretário de Estado adjunto das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, confirmou hoje que manteve “contactos pessoais e privados” com a militante do Bloco de Esquerda Joana Amaral Dias, mas desmente que lhe tenha feito um convite para assumir o lugar de candidata a deputada.
-
Numa declaração a que o PÚBLICO teve acesso, Paulo Campos desmente também “de forma categórica que nesses contactos tenha oferecido ou proposto qualquer lugar no Governo ou em qualquer outra função no Estrado”.
-
“Quero frisar ainda que não dei conhecimento destes contactos pessoais e privados à direcção do PS, ao secretário-geral ou à federação distrital do PS de Coimbra, nem estava mandatado por eles para formalizar qualquer convite”, acrescenta a nota de Paulo Campos.
-
A notícia de que o convite a Joana Amaral Dias partiu de Paulo Campos foi avançada hoje pela revista Visão, que, entre outras coisas, avança que o secretário de Estado a terá convidado para ser a número dois por Coimbra.
-
Ainda segundo a Visão, Paulo Campos terá dito ter “carta-branca” do secretário-geral do PS, José Sócrates, para escolher um nome para o acompanhar nos três primeiros lugares da lista por Coimbra. E foi nesse pressuposto que decidiu, primeiro, sondar a sua amiga, antiga deputada do Bloco de Esquerda.
-
Notas do Papa Açordas: Como já não se pode acreditar no governo, é de lamentar o que a Visão escreve... Estão de cabeça perdida e tudo serve para se agarrarem ao poder, mas não chegam lá... O povo português está farto deles e vai aplicar um correctivo de todo o tamanho...
-

Subsídio de Natalidade: Em Espanha 2500 euros... em Portugal 200 euros...

-
Dinheiro só poderá ser levantado quando a criança tiver 18 anos
PS propõe 200 euros em conta poupança por cada nascimento para incentivar natalidade

-
O programa eleitorial que hoje o Partido Socialista apresenta propõe a criação de um subsídio de 200 euros para cada criança nascida em Portugal, que seriam depositados numa conta a prazo e que só poderiam ser mexidos quando a criança completasse os 18 anos.
-
Segundo a edição de hoje do Jornal de Notícias, a conta, que teria um juro idêntico ao das contas jovens, a prazo, actualmente existentes no mercado, seria um incentivo à natalidade e à poupança e uma ajuda para que os jovens, chegados à idade adulta, tivessem um incentivo, explicou à TSF o porta-voz do partido João Tiago Silveira. Os pais poderiam fazer depósitos ao longo dos anos, gozando das mesmas deduções fiscais das contas poupança reforma.
-
Segundo o JN, esta foi uma das últimas medidas acordadas para integrar o programa eleitoral do Governo, depois de ouvidos membros da sociedade civil. O programa “Avançar Portugal 2009-2013”, será hoje apresentado em mais uma sessão das Novas Fronteiras, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, pelas 19h00.
-
O JN adianta ainda que este tipo de iniciativa tem sido adoptada por muitos países europeus para combater a baixa dos índices de natalidade. Mas com valores diferentes. O Governo de Zapatero, em Espanha, também socialista, anunciou em 2007 um subsídio de 2500 euros por cada nascimento.
-
Notas do Papa Açordas: Em 2007, o Governo de Zapatero anunciou um subsídio de 2500 euros por cada nascimento... Em 2009, João "Betinho" da Silveira anuncia que o Governo de Sócrates vai dar um subsídio de 200 euros por cada nascimento... Este "Betinho" e este Sócrates, devem estar a gozar com o povo português... Deviam ter vergonha!
-

Bebé con dos cabezas

Dennis M. Sabangan/EFE
-
Un bebé con dos cabezas ha nacido en el Hospital Memorial Jose Fabella de Manila (Filipinas). El recién nacido, de sexo femenino, se encuentra estable y está siendo monitoreado por los especialistas para ver si las cabezas comparten órganos vitales. (20minutos.es)
-

terça-feira, 28 de julho de 2009

Estudo conveniente e oportuno...

-
Porta-voz socialista
PS culpa Ferreira Leite pelo maior aumento do “monstro” da despesa

-
O PS acusou hoje o PSD de ser responsável pelo maior aumento do "monstro" da despesa do Estado, contrapondo que foi o actual executivo o único que reduziu a despesa, em referência à altura em que a actual presidente do partido, Manuela Ferreira Leite, era ministra das Finanças.
-
"Os portugueses ficam a saber a partir de agora a quem devem e a quem não devem entregar as suas poupanças", declarou o porta-voz do PS, João Tiago Silveira, em conferência de imprensa. As posições do porta-voz do PS basearam-se num ensaio feito sobre a evolução da despesa do Estado em Portugal entre 1985 e 2009, da autoria do professor da Universidade de Columbia (Nova Iorque, Estados Unidos) Ricardo Reis - estudo que foi hoje publicado pelo jornal "i".
-
Esse estudo concluiu que foram os governos de Durão Barroso, de Pedro Santana Lopes e de Cavaco Silva quem mais fez aumentar a despesa do Estado em Portugal e que foi o actual executivo de José Sócrates o único que a terá conseguido reduzir entre 2005 e 2008. Em conferência de imprensa, citando dados deste ensaio, João Tiago Silveira salientou que o ensaio "prova que, com o PSD no poder, a despesa cresce em média 0,35 do Produto Interno Bruto (PIB) por ano".
-
Notas do Papa Açordas: Um estudo que sai numa boa altura para Sócrates mas, João "Betinho" da Silveira, não explica quanto a Central de "Intoxicação" do Governo, pagou por ele... Lembrem-se que alguém dizia que não havia almoços grátis... Eu, como inscrito no Partido Socialista, não acredito neste estudo...
-

Estatuto da Carreira Docente: mais uma "oportunidade perdida"...

-
Sindicato e tutela reuniram hoje
FNE diz que carreira docente foi "oportunidade perdida" mas ministério reitera melhoria

-
A Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) considerou hoje que a revisão da carreira docente foi "uma oportunidade perdida" pelo Governo para dignificar a profissão, enquanto o Ministério reitera que foram melhoradas as condições de progressão dos professores.
-
"Saímos obviamente sem acordo. Com estas alterações não estamos a caminhar no sentido de uma carreira docente atractiva, mobilizadora e dignificadora. Foi um falhanço, uma oportunidade perdida para encontrar uma formulação consertada", afirmou aos jornalistas o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, após reunir com a tutela.
-
As organizações sindicais tinham pedido a revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD) tendo em vista acabar com a divisão da carreira em duas categorias hierarquizadas, o limite de vagas no acesso à segunda e mais elevada (professor titular) e a existência de quotas para atribuição de Muito Bom e Excelente no âmbito da avaliação de desempenho.
-
No entanto, o Governo recusou-se sempre a abdicar destes "princípios fundamentais", tendo proposto a introdução de ajustamentos que, segundo o secretário de Estado Adjunto e da Educação, permitem condições de progressão na carreira "mais favoráveis" para os professores.
-
Notas do Papa Açordas: Esta senhora tem carregado o PS às costas para o péssimo resultado que vai ter nas próximas legislativas... Oxalá, o seu esforço não seja em vão, e nunca mais apareça a chefiar qualquer ministério... talvez a chefiar a limpeza, ainda se aceite...
-

Angola: Um país do faz-de-conta...

-
"A Capital" disse que José Eduardo dos Santos mete o "bedelho" em tudo
Semanário angolano processado por referências à actuação do Presidente

-
Eugénio Mateus, antigo jornalista do semanário angolano "A Capital", foi condenado a pena suspensa de três meses de prisão, numa acção movida pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Pereira Furtado, noticiou em Luanda o "Semanário Angolense".
-
Entretanto, o director de "A Capital", Tandala Francisco, foi chamado à Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC), para prestar declarações no âmbito de um processo intentado pela Procuradoria-Geral da República sendo acusado de "abuso de imprensa".
-
Em Abril último, o jornal publicara duas breves notas a sugerir que o Presidente José Eduardo dos Santos não deveria ser dissociado dos actos menos conseguidos do seu Governo.
-
Numa dessas notas, "A Capital" disse mesmo que o Chefe do Estado "tem as impressões digitais em tudo o que acontece, pois nada se aprova em Angola, sem que o 'mais velho' ponha o seu bedelho, mesmo em assuntos que ultrapassem o seu domínio".
-
Na outra, o jornal afirmou que o Presidente "pode falar o que bem lhe recomendar a pura gana, mal acorda, mas não pode tomar a todos como mentecaptos".
-
A procuradoria-geral entendeu que, em ambos os casos, houve abuso da liberdade de imprensa e atentado à honra do chefe do Estado, tendo levado particularmente a mal o recurso a expressões como "bedelho" e "inocentezinho".
-
Notas do Papa Açordas: Angola tem tudo para ser um grande país, mas não passa de uma grande ditadura. Senão vejamos: José Eduardo dos Santos, com as comissões que recebeu e recebe, tem uma das maiores fortunas a nível mundial, enquanto o povo não tem para comer. O povo vive miserávelmente, habitando em barracas, sem água, luz e esgotos... Um dos piores rendimentos "per capita", uma educação pior que a do tempo colonial, uma corrupção altíssima, uma saúde do quarto ou quinto mundo... Liberdade de Imprensa inexistente... Prendem-se jornalistas pela liberdade de expressão... Ah, a cólera é senhora e raínha...
-

Sócrates com bloggers: Encontro muito mal engendrado...

-
Transmissão em directo falhou na primeira meia hora
Sócrates quer ver se é verdade que dizem mal dele na blogosfera

-
José Sócrates confessava, risonho, que vinha ver se era verdade que diziam muito mal dele na blogosfera. Ele próprio deu a resposta e acha que não. “Fazem o possível para transformar a liberdade dos blogues numa liberdade respeitosa.” O encontro foi na cantina da LX Factory, em Lisboa. Podia seguir-se através do Twitter. Mas só. Os jornalistas saíram da sala e lá ficou o primeiro-ministro, líder do PS, a responder a 20 bloggers.
-
O que falhou foi mesmo a transmissão em video, quer em www.socrates2009.pt ("Por motivos técnicos interrompemos a transmissão. Retomaremos logo que possível”, era a mensagem que se lia), quer no site de Blogconf.org. Pelo menos até às 17:55. Resta mesmo o Twitter.
-
Notas do Papa Açordas: Este Sócrates é o máximo!... De estupidez, claro!... Convoca um encontro com bloggers às 17h 40m de sexta-feira, para as 17 horas de segunda-feira... máximo: 20 bloggers...logo aqui, uma selecção rigorosa... jornalistas expulsos da sala... transmissão directa interrompida pela inconveniência das perguntas dos blogers... Pois é, sr. Sócrates, venha ao Papa Açordas e saberá porque não gostamos de si!... RUA! Ah, e já agora, pode crer, que não é por meter mais um "panasca" nas listas de deputados, que vai ganhar as eleições. O problema está em si, demita-se e desapareça, as pessoas não gostam de si...
-
-

Pequeño tren

REUTERS
-
Este trabajador observa el trayecto que hace un pequeño tren para transportar carbón en Changzhi (China). Tiene que aguantar de pie en un pequeño cubículo hasta que el tren haga su parada en el destino final. (20minutos.es)
-

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Agricultores do Baixo Mondego em protesto

.
Manifestantes vão dormir à porta da Direcção Regional de Agricultura e Pescas
-
Os agricultores do Baixo Mondego estão em protesto. Algumas dezenas de tractores partiram, esta tarde, em marcha lenta, de Montemor-o-Velho a Coimbra.
-
Os manifestantes queixam-se dos elevados custos de produção e da concorrência, que baixa os preços ao consumidor.
-
O ministro da Agricultura, Jaime Silva, foi o principal alvo das críticas e até teve direito a uma caricatura original.
-
Os agricultores vão dormir à porta da Direcção Regional de Agricultura e Pescas, num protesto de mais de 20 horas.( PortugalDiário)
-
Notas do Papa Açordas: Não há dúvida, este ministro é um autêntico Zé Ninguém, não existe. Mais, o Ministério da Agricultura não funciona,pois este indivíduo conseguiu acabar com os agricultores e com toda a estrutura do ministério... certamente, no próximo governo, passará a ser uma secretaruia de estado...
-

Estatuto da Carreira Docente: ME impõe o seu...

-
Partes não chegaram a acordo
Fenprof promete contestação no início do ano lectivo e ministério critica sindicato

-
A Fenprof disse hoje esperar um início de ano lectivo "conturbado", marcado por "muita contestação" e trabalho por uma "revisão séria" do Estatuto da Carreira Docente, enquanto o Ministério da Educação critica posição "lamentável" do sindicato.
-
A reunião de hoje entre a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a tutela tinha como pano de fundo a negociação do Estatuto da Carreira Docente, mas as partes não se entenderam. Para a Fenprof, depois do fim desta ronda negocial, adivinha-se uma época de campanha eleitoral com muita contestação por parte dos professores."
-
Para nós foi uma não revisão do Estatuto [da Carreira Docente], em que nada daquilo que pretendíamos foi acatado pelo Ministério da Educação, tudo nos foi imposto. Não houve da parte do Ministério da Educação qualquer aproximação às nossas propostas", criticou a dirigente sindical Anabela Sotaia, em declarações aos jornalistas, no final da reunião com a tutela.
-
Nesse sentido, a Fenprof espera do início do próximo ano lectivo "uma revisão séria e profunda do Estatuto da Carreira com o novo Governo que sair das eleições de 27 de Setembro". Rever o Estatuto da Carreira Docente "é a matéria prioritária", sublinhou Anabela Sotaia. De acordo com a dirigente sindical, logo no dia 1 de Setembro vai ser apresentada publicamente a carta reivindicativa dos professores e educadores a todos os partidos políticos.
-
Notas do Papa Açordas: O ME tem uma atitude que não se compreende: em final de ciclo (e não tendo a certeza de vitória) quer aprovar um Estatuto da Carreira Docente contra a vontade dos professores... serão, certamente, menos uns milhares de votos que o PS irá receber... Porque não deixar a resolução do problema para o próximo governo? Esperamos que o PR esteja atento...
-

Krasnoyarsk

Ilya Naymushin/REUTERS
-
Un remolcador arrastra toneladas de troncos hasta una fábrica para producir papel en una ciudad de Siberia llamada Krasnoyarsk (Rusia). (20minutos.es)
-

domingo, 26 de julho de 2009

Madeira: Na democracia do sr. Alberto João...

-
Dirigível dizia "PND voa mais alto" e "olho à ladroagem"
Madeira: tiros abatem zeppelin preparado pelo PND para sobrevoar Chão da Lagoa

-
O zeppelin, preparado pelo PND para sobrevoar o Chão da Lagoa, na Madeira, foi hoje abatido a tiro, quando estava a ser preparada a sua partida a mil metros de distância da festa do PSD.
-
Com as inscrições “PND voa mais alto” e “olho à ladroagem” nas duas faces, o dirigível rígido foi perfurado por quatro balas de carabina antes de atravessar o planalto. No local, durante o enchimento de gás não pressurizado para prover a elevação, os dirigentes do PND foram interceptados por agentes policiais e guardas florestais que, face à exibição das prévias autorizações pelos dirigentes da Nova Democracia, não conseguiram impedir a elevação do zeppelin, pouco depois inviabilizada pelos tiros.
-
“O recurso à violência é preocupante e indicia que o partido do poder não olha a meios para neutralizar tudo o que mexe à sua volta”, lamentou ao PÚBLICO o deputado do PND, Baltazar Aguiar que participou na acção do partido que no 25 de Abril “ocupou” simbolicamente com um chaimite a Quinta Vigia.
-
Notas do Papa Açordas: É o passar aos factos do pensamento de Alberto João: Tudo o que mexa e, pense o contrário do PSD, fogo na peça!... Já que não pode acabar com eles, porque é inconstitucional, vão uns tirinhos muito constitucionais...e anónimos, claro!...
-

PS: O assédio a Joana Amaral Dias (II)

-
Sócrates negou eventual convite a Joana Amaral Dias
Desmentidos do PS são “esclarecedores e iluminadores”, diz Louçã

-
O líder do Bloco de Esquerda (BE) Francisco Louçã afirmou hoje que os "diversos" desmentidos do PS ao eventual convite dos socialistas à militante bloquista para integrar as listas às legislativas são "esclarecedores e iluminadores" sobre o assunto.
-
"Hoje com o desmentido do primeiro-ministro e de Vieira da Silva [ministro do Trabalho] vamos já no quarto desmentido", afirmou o coordenador bloquista.Francisco Louçã referiu que situações como o alegado convite socialista à militante bloquista são "comuns" na política portuguesa, mas "raras vezes" são revelados.
-
"É muito feio fugir ao rigor dos factos", sublinhou o líder do BE antes da apresentação conjunta doa candidatos bloquistas à Câmara de Odemira nas próximas autárquicas, Alberto Matos, e do cabeça-de-lista à Junta de Colos, Jacinto Maria.
-
O líder do BE referiu ainda que o alegado convite a Joana Amaral Dias representa um extravasar dos poderes socialistas, colocando "o Estado" a operar como "uma sucursal do partido".
-
Notas do Papa Açordas: Todos nós sabemos que o sr. Sócrates não é um paladino de falar verdade, pelo que, estamos conversados... não passa de mais uma jogada rasteira e manhosa do primeiro-ministro para estancar o êxodo dos votos do PS para o BE...
-

Joana Amaral Dias: cobiçada pelo PS...

-
Louçã acusa PS de "tráfico de influências"
PS ofereceu presidência do IDT a Amaral Dias

-
As listas socialistas estão fechadas desde a madrugada de ontem, mas o nome de Joana Amaral Dias ainda provoca acusações. O porta-voz do PS classificou como "informação totalmente falsa e não fundada" o alegado convite feito à bloquista para integrar as listas do PS, como a própria confirmou ao PÚBLICO. José Sócrates confirmava ontem de manhã a tese adiantando que o PS "não convida pessoas do BE nem de outros partidos".
-
Foi Francisco Louçã quem acabou por vir em socorro de Joana Amaral Dias, acusando Sócrates de "tráfico de influências", por oferecer cargos de Estado e funções políticas em troca de apoio. "Primeiro ofereceram a Joana Amaral Dias o segundo lugar por Coimbra e depois sugeriram a presidência do IDT - Instituto da Droga e da Toxicodependência ou um cargo no Governo", em contactos feitos nos últimos dias, contou ao PÚBLICO.
-
Notas do Papa Açordas: É o vale tudo! Como estão habituados a comprar tudo e a fazer as mais incríveis manigâncias, pensavam que a Joana Amaral Dias cedia às suas ofertas... Pelos vistos, ainda há pessoas que têm carácter e verticalidade...
-

Baño en una piscina de lodo

Laurent Gillieron / EFE
-
Varios chicos disfrutan de un baño en una piscina de lodo durante la 34ª edición del festival Paleo en Nyon, Suiza. El Paleo es el festival musical al aire libre más importante de Suiza, al que asisten unas 225.000 personas durante seis días. (20minutos.es)
-

sábado, 25 de julho de 2009

Promessa de Sócrates: Só acredita quem quiser!...

-
Primeiro-ministro apresenta programa eleitoral apoiado em medidas sociais
Sócrates promete resolver situação dos 25 mil jovens desempregados se ganhar eleições

-
O secretário-geral socialista afirmou hoje que, se formar Governo, resolverá a situação dos 25 mil jovens desempregados que não podem beneficiar do subsídio de desemprego e prometeu que nenhum deficiente com incapacidade total para o trabalho terá rendimento inferior ao limiar da pobreza.
-
Na apresentação do programa eleitoral do PS, José Sócrates afirmou também que caso seja reeleito avançará com o “licenciamento zero para eliminar obstáculos burocráticos ao dinamismo económico.
-
As medidas de José Sócrates foram anunciadas em conferência de imprensa na apresentação do programa eleitoral do PS, documento hoje aprovado em reunião da Comissão Nacional. Como primeira medida do programa eleitoral do PS, José Sócrates destacou o apoio "à integração profissional de 25 mil desempregados que não têm ainda acesso ao subsídio de desemprego".
-
Uma medida especialmente dirigida aos jovens cuja carreira contributiva não lhes dá ainda condições para beneficiarem do subsídio de desemprego. "Este grupo social é um dos que mais precisa da ajuda do Estado. O compromisso do PS é o de construir um programa que apoie a integração profissional destes 25 mil portugueses que não têm acesso ao subsídio de desemprego", especificou o secretário-geral socialista.
-
Outra aposta do programa será impedir que as pessoas com incapacidade total, devido a deficiências, possuam um rendimento abaixo do limiar da pobreza. "Uma pessoa com deficiência nestas condições não poderá ficar abaixo do limiar da pobreza", sublinhou Sócrates, tendo ao seu lado durante a conferência de imprensa António Vitorino, que coordenou o programa eleitoral.
-
Notas do Papa Açordas: Agora, só acredita quem quer! Depois de nos ter habituado às suas mentiras e trapalhadas, Sócrates vem prometer que resolve a situação a estes 25.000 jovens desempregados... certamente, a juntar aos 150.000 empregos criados...
-

PS: Apresentadas as listas da derrota...

-
Comisão Nacional reúne esta manhã
PS pisca o olho à esquerda e faz brilhar Inês de Medeiros e Vale de Almeida nas listas

-
Políticas sociais, mais atenção à Cultura e casamentos gay: as ideias com que os socialistas vão a votos têm protagonistas a condizer. Mas no partido há feridas abertas.
-
As escolhas dos independentes Inês de Medeiros e Miguel Vale de Almeida para lugares elegíveis nas listas do PS às legislativas parecem vir ao encontro de ideias fortes de José Sócrates para a campanha eleitoral: a aposta na Cultura, os casamentos gay e as preocupações sociais.
-
Depois de perder as eleições europeias, o primeiro-ministro reconheceu como um dos seus erros de governação ter dado pouca atenção à Cultura, deixando antever uma maior aposta no sector para o futuro. Essa é grande mais-valia de Inês de Medeiros. A actriz e realizadora foi mandatária de Vital Moreira nas europeias. No último comício da campanha, em Lisboa, fez um discurso político onde falou bastante de cultura, mas também de assuntos sociais e económicos, tendo sido fortemente aplaudida.
-
Já Miguel Vale de Almeida é o rosto perfeito para o debate em torno do casamento entre pessoas do mesmo sexo, prometido pelos socialistas para a próxima legislatura. O activista do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) é um defensor dessa bandeira desde os tempos em que era dirigente do Bloco de Esquerda (BE), do qual saiu em 1996 para se dedicar à causa da igualdade de género.
-
Notas do Papa Açordas: Afinal, as trapalhadas feitas por Santana Lopes com as listas do PSD às Legislativas de 2005, fizeram escola. Sócrates, conseguiu fazer as piores e mais fracas listas de sempre, a umas eleições legislativas,,, Como inscrito no PS, desejo que a derrota seja maior que a esperada...
-

Parlamento de Corea del Sur

Jo Yong-Hak / REUTERS
-
El Parlamento de Corea del Sur aprobó entre gritos y puñetazos de algunos diputados una polémica ley sobre los medios de comunicación que permite a las empresas de prensa escrita poseer también una cadena de televisión terrestre o por cable. (20minutos.es)
-

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Limpar a merda que fez

Depois de já ter reconhecido erros na educação, o Engenheiro veio agora reconhecer que o fecho de Centros de Saúde também o foi. Vem também prometer que vai fazer mais do mesmo ao não reconhecer que o erro estava na forma como foram aplicadas as politicas e não nas politicas em si. Ele bem tenta limpar a merda que fez, mas está tão entranhada nele que só a consegue disfarçar.
-
-

Mais uma estatística que não abona muito o sr. Sócrates

-
Emigração
Há muito mais gente a abandonar Portugal

-
Seja para estrangeiros ou para cidadãos nacionais, a capacidade de atracção de Portugal está em queda. As estimativas da população residente relativas a 2008, ontem divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística, mostram que o número de residentes que, no ano passado, decidiu abandonar o país mais que duplicou o patamar de 2001.
-
Há sete anos, com uma taxa de desemprego nos quatro por cento, foram 9800 os que procuraram outro destino para viver e trabalhar. Em 2008, com o desemprego nos 7,7 por cento, esta foi a escolha de 20.357 cidadãos.
-
Com 26.800 saídas, o salto para as dezenas de milhar fora dado um ano antes, mais do que triplicando as estimativas feitas pelo INE em 2003. Este aumento de saídas está a ser alimentado tanto por cidadãos nacionais que decidem emigrar, como pelo abandono de imigrantes que se tinham fixado em Portugal, frisa Pedro Góis, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Na Europa, até há muito pouco tempo, esta era uma "especificidade" portuguesa, adianta. Ou seja, Portugal era um "caso único" nesta dupla composição dos fluxos de saída.
-
Como não existem registos exactos do fluxo de saídas, os dados do INE são apenas estimativas. O que quer dizer que a realidade poderá ser pior.
-
Notas do Papa Açordas: Não sabemos como a Central de Intoxicação do sr. Sócrates, deixou passar esta notícia... Deviam estar distraídos...
-

Familia Jeub

Rick Wilking / REUTERS
-
Esta familia Jeub posa frente a su casa en Monument, Colorado. De derecha a izquierda se puede observar al cabeza de familia Chris, sus hijas Cynthia y Lydia, la madre Wendy que lleva a Zechariah, y el resto de su prole; Isaiah, Micah, Noah, Tabitha, Keilah, Hannah, Josiah, Joshua, Havilah y Priscialla. Los padres de esta peculiar familia aseguran que si Dios se lo sigue pidiendo seguirán teniendo más hijos. Ahora mismo tienen 13 retoños. (20minutos.es)
.-
-

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Desemprego: Os famigerados dois dígitos...

-
PSD: dados do IEFP apontam para desemprego com taxa de dois dígitos ainda este ano
-
O deputado social-democrata Hugo velosa considerou que os dados divulgados hoje pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) confirmam as previsões do PSD de que o desemprego poderá atingir os dois digítos ainda este ano.
-
O social-democrata argumenta que os dados confirmam também que "o desemprego não estancou e surgem na sequência do que se verificou nos últimos meses".
-
Hugo Velosa afirmou ainda que os números "não mostram os efeitos da política de emprego que o Governo anuncia".
-
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu 28,1 por cento em Junho, face ao mesmo mês do ano passado, e aumentou 0,1 por cento face a Maio, segundo os dados hoje divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
-
No final de Junho, encontravam-se inscritos nos Centros de Emprego do Continente e das Regiões Autónomas 489.820 desempregados, mais 107 mil indivíduos do que há um ano atrás. Face a Maio, o aumento foi de 0,1 por cento, o que representa um acréscimo de 705 inscritos.
-
Notas do Papa Açordas: Há muito que o desemprego atingiu os dois dígitos... Só que a Central de Intoxicação de Sócrates, ocultou sempre este facto... Temos hoje em Portugal cerca de 650.ooo desempregados, o que, em termos reais, são 12 % de taxa de desemprego!...
.

BPP: mais um arguido

-
caso BPP
João Rendeiro foi constituído arguido

-
João Rendeiro, ex-presidente do Conselho de Administração do Banco Privado Português (BPP), foi constituído arguido no inquérito ao Caso BPP, tendo já sido ouvido pelo Ministério Público (MP). Mas a data em que tal aconteceu não foi divulgada.
-
Uma fonte ligada ao processo confirmou à Lusa "é verdade" que João Rendeiro "foi ouvido" e que foi constituído "arguido", tendo ficando com Termo de Identidade e Residência (TIR). A fonte não quis precisar a data exacta em que João Rendeiro foi ouvido pelo MP e constituído arguido. A investigação ao Caso BPP está a cargo do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa.
-
Notas do Papa Açordas: Mais um "Colarinho branco" tratado com pinças... Se fosse na América, já estavam todos julgados e, alguns, dentro das jaulas, a cumprir pena de prisão... Aqui, devem estar à espera de serem homenageados no 10 de Junho do próximo ano...
-

GNR: Rui Pereira não gosta da BT/GNR...

-
Militares da GNR continuam a contestar as alterações à lei orgânica da unidade
Multas caem para metade com mudanças na BT

-
Menos policiamento das estradas, mais sinistralidade e metade das multas do ano passado. Estas são apenas algumas das consequências para a sociedade em geral apontadas pelos militares da GNR, que continuam a contestar as alterações à lei orgânica da unidade e que se traduziu, por exemplo, na extinção da Brigada de Trânsito (BT). Um descontentamento que foi exposto numa petição — com 9000 assinaturas — que será hoje discutida na Assembleia da República.
-
Os militares que integravam aquela unidade especial da GNR, e que tiveram de passar para os comandos territoriais distritais, continuam a dizer que se tratou de “um erro político”. O movimento que tem vindo a lutar contra a extinção da BT chega a avançar com alguns números: em 2008, o efectivo da BT elaborou um total de 357.088 autos, enquanto nos primeiros seis meses deste ano esse número não foi além dos 73.075.
-
Comparando os dados relativos aos primeiros seis meses de 2008 com os deste ano, nota-se também que o número de acidentes aumentou de 9484 para 10.508. As vítimas mortais também passaram, segundo o movimento, de 98 para 127, e os feridos graves de 246 para 280. E tudo isto, entre outros aspectos, porque a nova unidade de trânsito conta com 170 militares, quando a anterior brigada tinha 2400.
-
“A nova unidade só tem núcleos em Lisboa e no Porto. E não restam dúvidas de que há menos policiamento nas estradas”, argumenta José Moreira, cabo-chefe da BT, já aposentado, signatário da petição.
-
Notas do Papa Açordas: A BT (para mim, ainda é BT) desapareceu das estradas. Chego a andar 500 Kms (e não são poucas vezes), sem encontrar qualquer guarda de trânsito!... Mais uma medida economicista do (des)governo...Mas, qualquer um de nós, sente-se mais desprotegido na estrada...
-

Eclipse

REUTERS
-
Cinco minutos y 56 segundos de oscuridad produjo en la isla china de Yangshan el ocultamiento total por la Luna del disco solar, que dejó ver la corona de luz del sol, en el punto de mayor duración del eclipse de sol más largo del siglo. (20minutos.es)
-

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Avastin: A Roche já tinha avisado...

-
Carta enviada aos hospitais
Roche já tinha desaconselhado uso oftalmológico do Avastin

-
Os hospitais portugueses já tinham sido alertados e desaconselhados pela farmacêutica Roche a usar, em procedimentos oftalmológicos, o medicamento Avastin, que terá provocado uma infecção ocular a seis pacientes na passada sexta-feira no Hospital de Santa Maria e que correm agora o risco de ficarem cegos, noticia a revista “Sábado” na sua edição online.
-
A revista cita uma carta da multinacional detentora do medicamento composto por Bevacizumab (que está indicado para uso oncológico) e que terá sido enviada a todos os directores de serviços farmacêuticos e directores de serviços de oftalmologia das unidades de saúde.
-
Na carta, a directora médica do laboratório informa que “a Roche não estudou nem procurou obter autorização para o uso de Avastin em contexto oftalmológico”. E acrescenta: “A utilização de Avastin no contexto oftalmológico não foi autorizada por qualquer autoridade de saúde mundial”.
-
O documento foi escrito depois de alguns problemas com o medicamento em contexto oftalmológico no Canadá, em Novembro de 2008. Ainda em declarações à revista, o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria, Adalberto Campos Fernandes, afirma desconhecer a carta em questão.
-
Notas do Papa Açordas: Será que os Hospitais, depois de receberem a carta da Roche, continuaram a usar o Avastin, apenas por medidas economicistas? Qual ou quais os administradores que deram essa ordem? Ou será, como é hábito, que a culpa irá morrer solteira...
-

Pagamento do IVA adianta-se ao recebimento efectivo da factura...

-
Parlamento
Toda a oposição quer que IVA seja pago após recebimento mas PS está contra

-
Toda a oposição apoiou hoje no Parlamento uma petição que pede que o IVA passe a ser pago ao Estado após o recebimento e não após a emissão da factura, alteração que o PS contestou.
-
Em discussão estava uma petição para "a alteração da data de exigibilidade do IVA, para que este imposto passe a ser devido ao Estado apenas após recebimento da factura e não após a sua emissão", que tem Isabel Sofia de Sousa Santos como primeira subscritora.
-
O deputado socialista Vítor Baptista justificou a contestação do PS a esta alteração alegando que se trata de "uma medida que facilitaria a fraude e a evasão" fiscais e que "não cumpre a directiva comunitária" relativa ao pagamento do IVA. Vítor Baptista sustentou ainda que o regime de pagamento do IVA não é "a razão pela qual as pequenas e médias empresas (PME) atravessam dificuldades" e acusou a oposição de fazer "pura demagogia em tempo eleitoral" a propósito desta matéria.
-
Antes, o deputado social-democrata José Manuel Ribeiro afirmou que o PSD se revê na petição em discussão e que já apresentou várias propostas no mesmo sentido, sempre recusadas pelo PS. José Manuel Ribeiro defendeu que o actual regime de pagamento do IVA "provoca graves problemas de liquidez às pequenas e médias empresas (PME)" e que a alteração proposta vai diminuir essas dificuldades e promover o emprego. "Apenas a má-vontade pode levar o PS a estar contra", considerou.
-
Notas do Papa Açordas: Quando o PS estiver na oposição (em Outubro próximo) vai defender com unhas e dentes esta medida... e o PSD a defender a actual posição do PS... É sempre assim! Os partidos do Bloco Central são uns hipócritas!...
-

BPN: Dias Loureiro com novo processo

-
Dias Loureiro alvo de novo processo por alegado recebimento de luvas
-
Manuel Dias Loureiro é alvo de novo processo do Ministério Público por alegado recebimento de comissões no âmbito da venda da Plêiade ao grupo SLN no início da década, adianta a edição de hoje do Diário Económico.
-
O inquérito junta-se, assim, a um outro em que o ex-conselheiro de Estado foi constituido arguido e que é relativo à compra e venda da empresa Biometrics (de Porto Rico).
-
A Plêiade era uma empresa de José Roquette onde Manuel Dias Loureiro diz ter tido uma participação, mas essa versão não é acolhida pelos investigadores que apontam suspeitas de que o antigo ministro de Cavaco Silva recebeu luvas pela transacção.
-
Segundo o Diário Económico, Dias Loureiro recebeu oito milhões de euros no âmbito do negócio que rondou os 55 milhões de euros.
-
Notas do Papa Açordas: O homem de quem o PR é muito amigo e em quem mantém toda a confiança, não nos pára de surpreender... Que mais virá à luz do dia?
-

A FRASE

-
"Neste sítio um ministro pode ir para a
rua por um par de cornos infantis ou
por uma piada de mau gosto. As
roubalheiras, os negócios escuros, os
compadrios, a corrupção a céu aberto
e o tráfico de influências, não só são
tolerados como premiados nas urnas".
-
António Ribeiro Ferreira, jornalista, "Correio da Manhã", 20-07-2009
-

NASA

NASA TV / EFE
-
La Agencia Espacial Estadounidense (NASA) muestra al astronauta Tim Kopra realizando trabajos de instalación del laboratorio japonés 'Kibo'. (20minutos.es)
-

terça-feira, 21 de julho de 2009

A "justiça" moldada por este (des)governo...

-
Convite de Alberto Costa recusado
Juízes das Varas Criminais ausentes da inauguração do Campus da Justiça

-
Ana Teixeira da Silva, juiz-presidente das Varas Criminais de Lisboa, e 16 magistrados judiciais deste tribunal anunciaram a ausência da cerimónia de inauguração do Campus da Justiça (CJ), de Lisboa, em cartas dirigidas ao ministro da Justiça, Alberto Costa, a que o PÚBLICO teve acesso.
-
“Sou forçada a declinar o convite”, afirma Ana Teixeira da Silva, que justifica a razão da sua atitude: “Deixámos um edifício histórico [Tribunal da Boa Hora], com um passado inquestionável, profundamente arreigado na memória para passarmos a ocupar uma parte do edifício A do CJ, imóvel sem dignidade para albergar um órgão de soberania”.
-
A nova sede do mais importante tribunal da primeira instância de Lisboa é, segundo Ana Teixeira da Silva, “improvisada, mal estruturada e disfuncional”, não tendo “sequer a dimensão suficiente para acolher os cidadãos que visa servir”. Esta tomada de posição acabaria por ser apoiada por 16 juízes das Varas Criminais que subscreveram uma breve declaração , justificando por que se não vão “associar à cerimónia de inauguração” prevista para amanhã.
-
Notas do Papa Açordas: Então, o que é que o (des)governo estava à espera? Que os juízes e funcionários judiciais fossem ao beija-mão? Tenham vergonha e tratem os cidadãos como pessoas que são!...
-

Nanjing

Sean Yong / REUTERS
-
Hacerse un largo... complicado. Cientos de chinos se han lanzado a las piscinas con la llegada a los 37º, en Nanjing. (20minutos.es)
-

Caminata de Nijmegen

Vincent Jannink / EFE
-
Ciento de participantes de la 93ª edición de la caminata de Nijmegen, también conocida como 'Vierdaagse', siguen su marcha a través de un puente durante el primer día de la carrera, en Holanda. La caminata, de cuatro días de duración, es la más importante del mundo y cuenta cada año con más de 40 mil participantes de todo el mundo, que escogen entre las categorías de 30, 40 o 50 kilómetros diarios. (20minutos.es)
-

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Maravilhas Socretinas

-
Maravilhas socretinas: "Abandono Escolar – nos dias actuais, Portugal é o país da União Europeia com a mais baixa percentagem de população (entre 20 e 24 anos) que concluiu, no mínimo, o ensino secundário – 53,4%, sendo a média da UE-27 de 78,1%. No ano 2000, o nosso país era o penúltimo, tendo sido ultrapassado nos últimos anos, por Malta. Ao mesmo tempo, Portugal é o terceiro país na lista dos países da União Europeia com uma maior despesa por aluno, sendo somente ultrapassado pelo Chipre e pela França." "Facilitismo – a qualidade do ensino não melhorou, aliás, vemos as condições de ensino piorar a olhos vistos. Em quatro anos que passaram, o governo trabalhou para as estatísticas e para os rankings, “falseando” assim os resultados reais obtidos no nosso país, de forma a conquistar um lugar melhor perante uma Europa cada vez mais competitiva. Assim, em vez de valorizarmos o esforço e o mérito dos alunos, fomenta-se antes o desleixo e a preguiça." Conflito e Instabilidade – também nestes quatro anos foi declarada “uma guerra” à classe dos professores, com o desenvolvimento de um modelo de avaliação insustentável, injusto e igualmente burocrático. As consequências estão bem à vista.
-
Maravilhas socretinas: "Água: Desorientação total por parte do Ministro do Ambiente no tocante à gestão do sector das águas, em especial, no tocante ao papel do Grupo águas de Portugal; Não se sabe qual é o papel dos privados, da parte pública, das eventuais parcerias e dos municípios; As verbas inscritas no QREN, para o período 2007/13 para o sector das águas, cobrem apenas 1/3 das necessidades de investimento; O Tribunal de Contas (TC), relatório auditoria nº 23/2008, arrasa a gestão – em especial no que se refere à internacionalização - do grupo Adp por Mário Lino enquanto presidente, e Sócrates como Ministro do ambiente.
-
Maravilhas socretinas: "Secretário de Estado do Ambiente aprova traçado do TGV Elvas – Caia da linha Lisboa-Madrid cortando ao meio a Zona de Protecção Especial (ZPE – para a protecção de habitats de Aves Selvagens) de Torre da Bolsa e sítio do Caia. Comissário Europeu do Ambiente considerou “inaceitável que, passado tanto tempo, Portugal não garanta ainda a segurança da água potável em todo o país”. As centrais de ciclo combinado a gás natural de Sines foram licenciadas sem a necessária avaliação ambiental. Comissão Europeia iniciou processo de infracção contra Portugal por violação dos valores limite para poluição atmosférica. Processo de infracção contra Portugal, pela comissão Europeia, por falta de emissão, revisão ou actualização, até 30 Outubro 2007, das licenças para o funcionamento das instalações industriais relativas à prevenção e ao controlo integrado da poluição. Relatório da Comissão Europeia estima que Portugal será em 2012 o país que, dos 25 Estados Membros, mais aumentou as emissões de Gases com efeito estufa (GEEs) ultrapassando em 15 % o valor a que se comprometeu internacionalmente."
-
Maravilhas socretinas: "Lentidão da Justiça – O atraso da Justiça deve-se sobretudo à organização judiciária e à revisão do mapa judicial. Há uma distribuição de recursos errada, sendo que nos centros urbanos estão dois terços dos litígios e apenas um terço dos recursos. Não se trata de uma reforma legislativa mas sim de uma reforma administrativa, de execução e de Governo." "Diminuição do período de encerramento dos Tribunais (férias Judiciais) – Uma medida populista, que só serviu para criar um clima de crispação e conflito institucional com os agentes judiciais. O novo regime de férias para além de não se traduzir num aumento da produtividade, é um entrave à concertação de medidas benéficas ao funcionamento da Justiça." "Governamentalização da Justiça – o Governo do PS criou uma ferramenta informática de nome CITIUS que abrange todos os processos pendentes nos Tribunais, reivindicando para si a administração do sistema, quando em respeito pela independência dos Juízes e pela autonomia do Ministério Público, tal deveria caber ao Conselho Superior da Magistratura e ao Conselho Superior do Ministério Público."
-
Maravilhas socretinas: "Encerramentos – serviços de urgência a fechar por todo o país, centros de saúde que encerram portas e diminuem horários, maternidades com falta de condições anunciam o seu fim. Todas estas notícias se tornaram banais ao longo deste governo. Tudo isto fez com que aldeias e vilas no interior do país e não só, ficassem sem acesso aos cuidados de saúde, tendo de deslocar-se quilómetros para o conseguirem. O nosso país conseguiu cair 10 posições em quatro anos nas estatísticas europeias." "Taxas Moderadoras – o aumento das taxas moderadoras nos serviços de urgência foi apenas mais uma das medidas erradas adoptadas nos últimos anos. Se as famílias já se encontravam em situação económica difícil, o que dizer depois de medidas como esta ou outras, como por exemplo, a criação de novas taxas moderadoras para os internamentos e para as cirurgias. Portugal é, neste momento, um dos países com a saúde mais cara da União Europeia, mas ao mesmo tempo com uma das qualidades mais baixas."
-
-

Listas PS às legislativas: só entram os socretinos...

-
Legislativas
Cinco dias e muitas dúvidas para fechar as listas do PS

-
É o corrupio final da elaboração das listas do PS às legislativas. Quando, na sexta-feira à noite, a comissão política nacional se reunir para fechar as suas listas de candidatos a deputados às eleições de 27 de Setembro, muitos serão os insatisfeitos e outros respirarão de alívio.
-
Neste momento, ainda estão por resolver os pontos mais difíceis, como os cabeças de lista pelo Porto, Coimbra e Braga e a ordenação da maior de todas, Lisboa. E se a maior parte das distritais espera com paciência que José Sócrates indique o seu número um, Viana do Castelo bate o pé: quota do secretário-geral só em segundo lugar.
-
Rui Solheiro não espera ver de novo Luís Amado em primeiro lugar na lista de Viana. Ao PÚBLICO, este autarca e presidente da federação considera que a quota da direcção nacional está preenchida com o número dois, Defensor Moura. Para o primeiro nome afirma ter "boas soluções com gente da região".
-
Enquanto uns levantam problemas a Sócrates, outros tentam ajudar a resolver imbróglios. Vítor Ramalho, presidente da federação de Setúbal, há meses que convidou o ministro Vieira da Silva, coordenador das campanhas eleitorais do PS, para encabeçar a lista no distrito. "É uma tradição nossa ter uma personalidade do secretariado: já foi Jorge Coelho e António Vitorino, agora seria uma grande surpresa se Vieira da Silva não aceitasse", afirma ao PÚBLICO.
-
Notas do Papa Açordas: O PS de Sócrates está a socratinizar a listas às Legislativas, da forma como Santana Lopes fez a sua santanização. Resultado: o próximo secretário-geral do PS vai ter as mesmas dificuldades de MFLeite: não ter um grupo parlamentar da sua escolha... Digo isto, porque Sócrates vai perder as eleições, o que irá ocasionar a eleição de um novo secretário-geral...Valeu?
-

Alegações finais

-
Mário Crespo
-
Já ninguém fala do Freeport. Fala-se só de Lopes da Mota. E do Eurojust. Que a maior parte de nós não fazia ideia de que existia. A alegada culpa de tudo (dos flamingos desalojados ao centro comercial na Rede Natura) foi de Lopes da Mota. De mais ninguém. Actuou, alegadamente, por si. Foi, por si, sub-repticiamente, ao centro de uma investigação do mais melindroso que Portugal já viu, falou com investigadores, sensibilizou-os para o melindre político, e fez tudo isto por sua iniciativa. Não foi dar sermões alegadamente encomendados. É verdade que se reuniu formalmente com o ministro da Justiça (várias vezes). Mas não falaram do Freeport. É verdade que, noutra incarnação, Lopes da Mota foi colega num alegado governo do mesmo primeiro-ministro que o nomeou para o Eurojust e a quem compete demiti-lo por alegado abuso de confiança, levado aos alegados limites.
-
O mesmo primeiro-ministro que, embora não conste do processo Freeport, é o alegado centro do "chamado caso Freeport" (que é como a Procuradoria-Geral se lhe refere nos seus comunicados). Mas Lopes da Mota não falou do Freeport com Sócrates. Nem com Alberto Martins. Chegou alegadamente a Lisboa e foi a correr para um alegado almoço com os procuradores que investigam o Freeport. Aí, confirma que falou muito do caso Freeport. Alertou, avisou, admoestou, sugeriu, insinuou e aconselhou, mas foi tudo lavra sua.
-
Não tinha nem mandato nem mandado. Alegou, exemplificou e declarou, mas por si só. Feita a solitária peregrinação ao santuário jurídico-formal, regressou à sua torre de marfim em Haia, onde, inspirado em Baruch Espinoza, continuou a filosofar sobre o direito e a ponderar sobre os convenientes e inconvenientes dos prazos de prescrição de alegados crimes cometidos por alegados criminosos. Sozinho no estrangeiro, estas coisas ganham um carácter obsessivo. Lopes da Mota foi levado por isso e foi fazendo telefonemas para os investigadores repetindo as prevenções, recordando pormenores, arguindo com novos sinais, alvitrando, tentando induzir e inspirar titulares da acção penal para os imensos melindres de toda esta urdidura. E fez sempre tudo por si. Alegadamente sozinho. Com a sua imensa ciência jurídica, a sua prodigiosa intuição política e a sua sensibilidade única para os problemas nacionais, que lhe vinha dos tempos de Felgueiras.
-
Como fez tudo sozinho, tem de pagar exemplarmente por este excesso de zelo. Só ele é que é o culpado. De tudo. Este foi o alegado crime alegadamente mais importante de todo este alegado processo. Em termos da importância da alegada responsabilidade penal primeiro vêm os alegados crimes das alegadas fugas de informação, depois os alegados abusadores da alegada liberdade de expressão (todos eles alegados travestis de alegado jornalismo) e por último, mas não em último, Lopes da Mota.
-
O primeiro-ministro, alegadamente nada tem a ver com o Freeport, tanto que alegadamente não consta do alegado processo e nem sequer conhece o alegado Charles Smith, embora o primo ache que sim. O ministro da Justiça nada tem a ver com o caso, ele que desde Macau, alegadamente, não contacta com nenhum juiz. Portanto, Lopes da Mota está condenado a ser o bode alegadamente expiatório. Para o país é tudo uma questão de fé. Acreditem os crentes e os crédulos. O valor supremo é a presunção da alegada inocência. Alega-se, logo existe. E, se se queixarem ao presidente, levam um processo em cima. E se duvidarem, levam um processo em baixo.(Jornal de Notícias- Mário Crespo)
-

BPN: Atingido o Cavaquismo...

-
Casas do ex-ministro da Saúde de Cavaco Silva e de Dias Loureiro foram alvo de buscas
Investigações do caso BPN chegam a Arlindo de Carvalho

-
As investigações ao caso do Banco Português de Negócios (BPN) chegaram a Arlindo de Carvalho. As casas do ex-ministro da Saúde de Cavaco Silva e de Dias Loureiro foram alvo de buscas no final da última semana, de forma simultânea, porque haveria interesse nesse procedimento no âmbito do inquérito. Segundo a SIC, Arlindo de Carvalho já foi aliás constituído arguido, juntamente com outros dois empresários do ramo imobiliário.
-
As casas do antigo ministro e de Dias Loureiro foram objecto de buscas no âmbito do inquérito ao BPN, que está neste momento pendente no Departamento Central de Investigação e Acção Penal.
-
As referências a Arlindo de Carvalho apareceram pela primeira vez a ligar este ex-governante ao BPN no final de 2008, quando uma auditoria ao banco realizada pela Deloitte deu conta de que o militante social-democrata tinha recebido perto de 20 milhões de euros em operações de crédito (ver PÚBLICO de 20/11/2008).
-
Nos relatórios preliminares desta auditoria, o ax-governante de Cavaco Silva surgia numa lista de accionistas da Sociedade Lusa de Negócios (SLN) de que o BPN era credor, a título particular ou das respectivas empresas. Tratava-se de um empréstimo que tinha seguido os procedimentos regulares.
-
Notas do Papa Açordas: Nesta batalha naval em que se transformou o BPN, foram atingidos, pode-se dizer, dois porta-aviões do cavaquismo... Quem será o próximo?
-

Bateria

Lee Sanders / EFE
-
Cientos de personas tocan la batería durante un intento de lograr el Récord Mundial de mayor número personas tocando simultáneamente, en el National Indoor Arena, en Birmingham, R. Unido.(20minutos.es)
-

domingo, 19 de julho de 2009

Venus

EFE
-
Venus pudo ser en su día más parecido a la Tierra, con un océano y un sistema de placas tectónicas que dio lugar a la formación de continentes, tal como reflejan las cámaras infrarrojas de la nave Venus Express. El mapa es el resultado de más de mil imágenes tomadas entre mayo de 2006 y diciembre de 2007 por equipos infrarrojos de la Agencia Espacial Europea (ESA).(20minutos.es)
-

sábado, 18 de julho de 2009

Sócrates: o normal, promete o que sabe que não cumpre...

-
Encerramento do Fórum Novas Fronteiras 2009-2013
Sócrates promete novo subsídio para famílias abaixo do limiar da pobreza

-
O secretário-geral do PS, José Sócrates, revelou hoje que o programa eleitoral do PS vai incluir um novo subsídio para as famílias abaixo do limiar da pobreza e o reforço da rede de cuidados continuados.
-
No encerramento do Fórum Novas Fronteiras 2009-2013 sobre polícias sociais, no Porto, José Sócrates referiu que a nova prestação social irá beneficiar os casais que trabalham e têm filhos, mas cujo rendimento per capita do agregado familiar é inferior ao limiar da pobreza.
-
O líder socialista assumiu também o compromisso de continuar a combater as desigualdades sociais, aumentar o salário mínimo nacional e reforçar a relação com as instituições particulares de solidariedade social, nomeadamente no alargamento da rede de cuidados continuados.
-
"A escolha nas próximas eleições é entre aqueles que querem um Estado mínimo e aqueles, como o PS, que querem um Estado social", afirmou José Sócrates, salientando que os socialistas têm "orgulho" no que fizeram nesta legislatura.
-
O secretário-geral do PS acusou a direita de querer que o Estado "recue na educação" e que os portugueses "paguem duas vezes" pelos serviços de saúde. "Não aprenderam nada com esta última crise mundial", frisou, elogiando os resultados obtidos pelo Governo no combate à pobreza e às desigualdades sociais. "Cada vez que o PS passa pelo Governo, reduz-se a pobreza e as desigualdades sociais", salientou, recordando os números recentemente revelados sobre a matéria.
-
-
Notas do Papa Açordas: Vasco Pulido Valente tem toda a razão: as próximas eleições não são disputadas entre a esquerda e a direita, mas sim, entre quem apoia e quem está contra Sócrates. Este artista, de tanta asneira que tem feito, não só tem a esquerda à perna como também a direita.... E ainda anda a fazer promessas... Tenha vergonha!
-

Sistema electrónico para combater motojacking

-
Novo dispositivo será lançado durante a concentração motard em Faro
-
O Automóvel Clube de Portugal vai apresentar, este sábado, na concentração motard de Faro, um sistema electrónico que localiza o motociclo para impedir o seu roubo, disse à Lusa Luís Figueiredo, do ACP.
-
Trata-se de um pequeníssimo aparelho que se esconde em qualquer parte da moto, emitindo um sinal que permite saber a todo o momento onde se encontra o veículo.
-
A localização da moto é feita em tempo real, seja através da Internet ou através da linha telefónica de apoio. Também pode ser feita por rádio frequência, complementando o sistema por GPS, permitindo detectar o veículo até 3 pisos no subsolo.
-
O sistema dispõe ainda de um sensor de ignição, que dá informação sobre o estado (ligado/desligado) através da internet e/ou do call center. A Sala de controlo deste serviço está disponível 24 horas por dia para mobilizar todas as forças de segurança necessárias para barrar a fuga dos assaltantes.
-
Este sistema surge como resposta a uma nova realidade, que é o «motojacking». Só está disponível para os sócios do ACP e custa 12,90 euros por mês, sendo o equipamento gratuito.

Notas do papa Açordas: E agora, a quem é que os gatunos vão reclamar e pedir uma indemnização, por não poderem roubar motas? Coitados! Andavam, honradamente, a roubar umas motitas e, de um momento para o outro, ficaram desempregados... o governo tem que ajudar estas pessoas!... É que, se estivessem no governo, ainda se safavam, mas assim não vêm viabilidade económica para a sua profissão...

-

Reforma da Supervisão financeira: o estertor do moribundo...

-
Finanças querem reforçar poderes do Banco de Portugal e criar sistema bipartido
Governo prepara alterações na supervisão financeira

-
O Governo pretende reformar todo o sistema de supervisão financeira, com a criação de um sistema bipartido e o reforço dos poderes e responsabilidades do Banco de Portugal, infomou ontem ao fim do dia o Ministério das Finanças, no fim de uma reunião do Conselho Nacional do Mercado de Valores Mobiliários.
-
Em causa está a concentração dos poderes e responsabilidades de supervisão prudencial e de supervisão comportamental em dois reguladores distintos, explica um comunicado divulgado pelo Ministério das Finanças.
-
No caso da supervisão prudencial, que tem como objectivo evitar que as entidades financeiras entrem em colapso, garantindo que dispõem dos meios e das garantias necessárias, a ideia em cima da mesa é concentrar todas estas responsabilidades num único pilar, "o que implicará o reforço dos poderes e responsabilidades do Banco de Portugal", indica o gabinete do ministro Teixeira dos Santos.
-
No que respeita à supervisão comportamental, que visa impedir que as empresas do sector violem as normas comportamentais de relacionamento com os clientes e com os mercados, será também concentrada num segundo pilar, "vocacionado para monitorizar a conduta dos agentes nos mercados financeiros e para promover a protecção dos consumidores de produtos financeiros".
-
Notas do Papa Açordas: Então vão reformar uma supervisão que funcionava tão bem? Não pode ser... O sr.Sócrates e o cabecinha branca, cantavam loas ao sr.Constâncio, e agora reformam-lhe a dama? Ah, se não fossem as eleições!...
-0

Gran Telescopio Canarias (GTC)

Pablo Bonet/EFE
-
Fotografía cedida en la que se observa el Gran Telescopio Canarias (GTC), un artefacto de espejo primario segmentado de 10,4 metros de diámetro instalado en uno de los mejores lugares del hemisferio norte: el Observatorio del Roque de los Muchachos (ORM) en La Palma, Islas Canarias (España). Su inauguración será el 24 de julio. (20minutos.es)
-

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Educação: Tudo como dantes, quartel-general em Abrantes...

-
Avaliação de professores
Fenprof ameaça com luta no início do ano lectivo

-
A avaliação de que foram alvo os professores ao longo deste ano nas escolas do país não deve ter qualquer consequência para efeitos de progressão de carreira ou concurso. Todos devem ser tratados como se tivessem tido “Bom”. A reivindicação não é nova, mas a três dias de mais uma ronda negocial com a ministra da Educação, os sindicatos voltam a insistir.
-
A Federação Nacional de Professores (Fenprof) ameaça: a luta contra o modelo de avaliação “manter-se-á acesa podendo comprometer a tranquilidade do início do próximo ano lectivo”.
-
Ontem, o Ministério da Educação anunciou que quer manter o modelo simplificado da avaliação do desempenho dos docentes até que o modelo original, que nunca chegou a ser aplicado, seja revisto tendo em conta algumas recomendações dos estudos feitos a pedido da tutela – nomeadamente o realizado por peritos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico e outro da autoria do Conselho Científico para a Avaliação de Professores. Ambos apresentavam críticas e recomendações depois da análise do que se tem passado nas escolas.
-
A ministra Maria de Lurdes Rodrigues disse ainda que está disponível para ouvir as sugestões que os sindicatos tenham a apresentar para que a aplicação do modelo “simplex” corra melhor. Mudanças mais profundas, só mais tarde.
-
Notas do Papa Açordas: O trabalho de uma legislatura vai todo por água abaixo... Bem podem limpar as mãos à parede!... Oxalá que, na próxima legislatura, sejam outros "galos" a cantar,,,
-