sexta-feira, 9 de maio de 2008

Oftalmologia: Cirurgiões operam em média uma vez por semana



Uma média impensável em Cuba, onde um cirurgião chega a operar 15 doentes por dia.
-
É preciso ver para acreditar, mas está tudo escrito no relatório da Inspecção-Geral da Saúde, construído com informação fornecida pelos próprios hospitais. Há hospitais onde cada oftalmologista, em média, opera um doente por semana. É assim nos hospitais S. José e Capuchos, Santa Maria, Cascais, Estefânia, e Maria Pia, no Porto.
-
Uma realidade impensável no serviço oftalmológico mais criticado nos últimos tempos no hospital Pando Ferrer, de Havana que já recuperou duas centenas de cegos portugueses. Em Portugal é preciso contar o trabalho com os dedos da mão e sobram muitos. Duas cirurgias por semana é o que opera, em média, cada oftalmologista nos hospitais Barcelos, Santo Tirso, Viseu, Setúbal, Santarém e Barreiro.
-
Três doentes por semana, em média, é o que operam os oftalmologistas do hospital Egas Moniz, em Lisboa, Braga, Covilhã, Famalicão, Caldas da Rainha.
-
Estas médias de produção levantam sérios problemas de qualidade aos oftalmologistas, que são os primeiros a saber disso. O principal problema dos doentes é o acesso a uma primeira consulta de oftalmologia Isso demora, em média, dois anos em Santarém, Barreiro e Covilhã. Mais de um ano em Portimão, Viseu, Amadora/Sintra, Santo António, no Porto e Águeda.
-
O Sindicato Independente dos Médicos é o primeiro a assumir que os médicos não podem apenas apontar o dedo aos outros. Muitos destes doentes, já se sabe, ficam cegos enquanto esperam e alguns deles ficam cegos para sempre. (TVI)
-
Notas do Papa Açordas: Certamente que os médicos, com este desempenho nos hospitais públicos, em seus consultórios e clínicas não terão desempenho igual. É que se o fizerem, colocam em causa a sua qualidade de especialista para operar, pois não conseguem adquirir agilidade e experiência suficiente. Ou será que os oftalmologistas são todos alentejanos? Não creio...

2 comentários:

Pata Negra disse...

E agora?
Acabamos com o sector público e com o estado ou acabamos com o privado e com este governo?
Não acabamos com nada, quem não está cego, está com os lhos vendados!
Um abraço de Cuba

Anónimo disse...

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=344892&visual=26

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/dbde6b69b3933e739c24d8.html

Grande desculpa para umas férias em Cuba, com dinheiro dos contribuinte ! Se fizerem as contas, de acordo com os dados do presidente do Município de Aljezur, Manuel Marreiros (PS), uma cirurgia em Cuba custa 2200€ e em Portugal custa 2000€, portanto não há poupança nenhuma e nem sequer são pacientes em lista de espera. Portanto antes de divulgarem as noticias, informem-se !

"A somar aos 1.300 euros a pagar por cada paciente ao Estado cubano, a autarquia apenas tem que pagar 900 euros por viagem de ida e volta, entre Lisboa e Havana, com escala em Madrid."
"Dizem que é uma questão de preço justo mas eu pergunto qual será o preço justo, se uma operação cá custa 2.000 euros ou em Badajoz, onde a mesma operação custa 1.000 euros", disse.