segunda-feira, 19 de maio de 2008

O gasóleo, em Portugal, sobe de preço mais do que o petróleo

Estudo - Economista Eugénio Rosa acusa Governo e autoridade da concorrência
-
Gasóleo sobe 13%. O gasóleo, em Portugal, sobe de preço mais do que o petróleo.
Eis a conclusão de um estudo da autoria do economista Eugénio Rosa.
-
O especialista lembra que o custo do gasóleo progrediu, nos primeiros quatro meses deste ano, quase 13 por cento em Portugal; o do petróleo, em euros, sete por cento (metade). Na gasolina sem chumbo 95 o preço aumentou consoante o petróleo em Londres.
-
Eugénio Rosa aponta o dedo às petrolíferas que operam em Portugal por "cobrarem preços superiores aos da União Europeia a 15, obtendo lucros elevados."Quanto aos impostos sobre os produtos petrolíferos, o economista diz que os praticados em Portugal são iguais aos da União Europeia a 15.
-
É preciso ter em atenção, como frisa Eugénio Rosa, que "o combustível vendido num dia não foi produzido com o petróleo adquirido pelas petrolíferas nesse dia", mas "três ou seis meses antes, quando o preço da matéria-prima era muito mais baixo."E estranha que o Governo e a Autoridade da Concorrência nada façam contra o que classifica de "escândalo". (Correio da Manhã)
-
Notas do Papa Açordas: Há muito que temos a certeza que Portugal é um país governado por "bananas", basta verificar o que se passa com os combustíveis. Este governo, está a cavar a sepultura da economia portuguesa., ao se recusar a fazer incidir a taxa de ISP sobre o litro de combustível, e nunca sobre o seu valor, como acontece agora. Assim, ao subir o petróleo, o imposto sobe e quem ganha é o governo...

1 comentário:

j. manuel cordeiro disse...

É o que faz este mercado faz de conta liberalizado.

A minha contribuição para o barulho: dizer não à Golpe.
http://fliscorno.blogspot.com/2008/05/golpe-na-energia.html