domingo, 25 de maio de 2008

CRISE: Portugueses mudam-se para supermercados mais baratos

Lojas discount e produtos brancos ganham espaço
-
No ano passado, os discount foram o formato de loja a registar maior aumento no gasto médio dos lares em valorCom a inflação a aumentar e os salários a manterem-se no mesmo ponto, os portugueses sentem cada vez menos dinheiro no bolso. A agravar o cenário, os preços dos produtos alimentares disparam a cada dia que passa e tornam cada vez mais pesados os custos com a alimentação. Solução? A procura de alternativas mais económicas. O segmento das lojas discount (como o Lidl, Minipreço, Plus ou Netto) e as marcas próprias das grandes cadeias estão a ser alguns dos beneficiários com esta mudança dos hábitos de consumo.
-
No ano passado, os discount foram o formato de loja a registar maior aumento (14 por cento) no gasto médio dos lares em valor; os supermercados aumentaram dez por cento e os hipermercados quatro por cento, de acordo com uma análise realizada pela empresa de estudos de mercado AC Nielsen. A seguir aos supermercados e aos hipermercados, os discount são o local preferido para as compras dos portugueses e foram mesmo os que registaram um maior aumento de quota de compras em 2007 - de 15,8 para 17,4 por cento.
-
-
Notas do Papa Açordas: Este é o país real, não é o país cor de rosa do qual o sr.sócrates tanto fala. É o país das dificuldades, do crédito mal-parado, da crispação, do estado sanguessuga, dos boys e das girls...Oxalá em 2009, o povo português saiba dar uma enorme lição neste sinistro governo...

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda há dias assisti, por isso não posso negar a sua existência, nem tão pouco a minha vergonha: há outra fonte de alimentação ainda mais barata nos grandes centros urbanos para 2 dezenas (foi os que contei)de pessoas. Refiro-me aos caixotes do lixo junto desses supermercados!!SE há uns tempos já eram utilizados, a quantidade de gente tem aumentado (de acordo com o testemunho de uma moradora dessa zona). Nas zonas de interior, onde não há emprego, há fome envergonhada... Terá o planeta começado a unir as placas e a ligar-nos a outro continente? Não creio! Sou mais da opinião que há alguém que está a "amanhar-se" para separar a Finlândia e (ouvi-nos Senhor!) mudar-se para lá :)